Carolina se Apaixona + Aero-Willys & Um pouco de Publicidade

Olá galera!

Bom dia.

O assunto mais votado para essa semana foi Livros, vamos falar sobre Carolina se Apaixona e Aero-Willys, e como bônus da semana a Naty vai falar um pouco sobre sua profissão, espero que gostem!

Carolina se Apaixona

Carolina se Apaixona

Sinopse:

Carolina tem catorze anos de idade. Vive um momento mágico em sua vida. As amigas, sempre por perto. E os sonhos, quantos sonhos! E há os primeiros beijos roubados no escurinho do portão. E sempre aquela música que surge no momento certo. Festas, escola, brincadeiras, mas também existem as provas e outras coisas de gente grande. A avó é maravilhosa e sabe enxergá-la bem longe, lá no fundo de sua alma. Sobre o amor? O que se sabe? O que se vive? Como é realmente o amor? Talvez ele tenha os olhos de Massimiliano? O amor é aquilo? Quem sabe… Mas Carolina perdeu o celular, e com ele tudo o que sabia sobre o rapaz. Mesmo assim, ela não tem dúvidas de que conseguirá reencontrá-lo. Enquanto isso, sonha chegar bem perto da nuvens. E a vida transcorre sem preocupações. Entre as aventuras de cada dia e as sombras do convívio familiar não paira nem de longe a suspeita e a desconfiança. O seu coração está sempre acelerado a cada afeto que se abre e se transforma em esperança pelo futuro. E há uma estrada infinita diante dela que convida a seguir caminhos desconhecidos. Carolina está pronta para ser feliz.

Comentário da Nah:

Carolina se Apaixona é mais um livro de um dos meus autores preferidos, Federico Moccia. É uma história gostosa de ler, ótima para passar uma tarde tranquila, é um livro bem água com açúcar, onde a vida da jovem Carolina é relatada, cada instante interessante que uma adolescente pode descobrir você irá encontrar neste livro, o convívio difícil com o pai e a irmã mais velha, o sentimento imenso de amor e amizade com a mãe e o irmão, brigas, as amigas inseparáveis, amores no meio do caminho, descobertas, o encontro do verdadeiro amor… que não é tãão verdadeiro assim, enfim. Uma das partes que mais gosto é o amor que os avós de Carolina vivem, é verdadeiro, intenso, lindo de viver e ver… O final é inesperado e não é feliz, mas eu não vou contar se não estraga haha.

Clássicos do Brasil – Aero Willys

aero-willys

Sinopse:

Sedã de grande porte fabricado no Brasil entre 1960 e 1971, o Aero-Willys foi um dos pioneiros da indústria automobilística nacional. Fabricado sobre a plataforma do Jeep, o veículo era adequado às péssimas condições das ruas e das estradas brasileiras do período, e por essa razão tornou-se líder de vendas na época. Com o êxito do Aero-Willys, em 1966 foi lançada sua versão mais sofisticada, o Itamaraty. Além da história do veículo, este livro imperdível para antigo mobilistas traz centenas de fotos dos dois modelos.

Comentário do Rah:

Um livro muito bem escrito e com ótimas fotos dos modelos e da evolução do carro, mostra desde que foi idealizado até sua versão mais cobiçada que foi o Itamaraty, a versão mais luxuosa e desejada na época, mostra também como são esses modelos hoje em dia. Mostra todas as formas de identificar o carro e mostra que o mercado hoje em dia para esse tipo de carro é muito grande e desejado, por terem feito poucas unidades e pelas condições precárias das estradas na época os carros acabavam se destruindo rapidamente.

Agora vamos para o bônus da semana!

Um pouco de Publicidade e Propaganda, com Natália Sodré.

diferenca-entre-publicidade-e-propaganda-300x216

Olá pessoal, sou recém-formada em Publicidade e Propaganda, me formei agorinha, em Junho haha’ e já trabalho na área, comecei como estagiária do Grupo Bandeirantes, fui para o canal BandSports e para o BandNews, voltei pra Band, e vou falar um pouco dessa profissão tão gostosa e cansativa, que tem seu lado bom e ruim… espero que gostem!

Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, e a profissão não se resume apenas em agências de publicidade. Empresas de diversos ramos também possui seu setor de comunicação e muitas vezes pagam bem para os profissionais da área.

Conheça as áreas que um profissional de Publicidade pode atuar:

Atendimento: Responsável pela comunicação cliente-agência e agência-cliente. É o profissional de atendimento que apresenta peças e campanhas, planejamentos, tenta fazer com que o cliente compre a ideia da agência e capta o que o cliente quer exatamente em sua campanha.

Planejamento: O profissional de Planejamento é responsável por pegar as informações que o Atendimento conseguiu e elaborar o Briefing necessário, esse profissional faz a criação do plano de comunicação, estuda o mercado atual,  concorrência, o público consumidor, fatores do macroambientais e microambientais, etc. Para fazer com que os objetivos do cliente sejam atendidos.

Pesquisa: Profissional responsável por, através de questionários e outros tipos de pesquisa, verificar se o produto e a campanha darão resultados antes mesmo dela existir (nem toda agência ou empresa possui este profissional, muitas contratam de empresas especializadas em pesquisa).

Tráfego: Responsável por todo andamento da agência, horários, prazos, cobra de todos para que tudo saia dentro do prazo e corretamente, é praticamente o relógio da agência e bastante funcional, infelizmente nem todas agências possuem este profissional também, mas, as maiores possuem.

Mídia: Elabora o planejamento de mídia, de modo a atingir melhor cobertura e freqüência com o mínimo de gastos ao público-alvo esperado, responsável por verificar os custos que o cliente pode gastar nas campanhas, os meios que ele pode veicular, todo esse processo.

Criação: Este departamento é composto pela dupla de criação, formada pelo diretor de arte, que é o responsável pela parte visual das peças publicitárias e pelo redator, responsável pela criação dos textos (títulos, slogans e outros textos), muitas vezes, principalmente nas grandes agências, eles também possuem assistentes criativos, e tem algumas agências que só fazem criação, são contratadas por empresas e clientes para fazer apenas essa parte das peças e campanhas.

Produção: Neste departamento, que é dividido em produção gráfica e produção eletrônica (ou RTVC), são feitos todos os contatos (orçamentos, visitas, consultas, etc) com os fornecedores gráficos e produtoras de vídeo, é a parte final da agência, ou empresa, responsável pela parte mais burocrática de tudo, e dependendo da empresa, em uma emissora por exemplo, é também responsável pela montagem de cenários para as peças e comerciais.

Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado de alguma forma, para aqueles que pensam em entrar na área, peço pra que leiam livros sobre Publicidade e Propaganda, indico os livros do Newton César, o grande Olivetto, entre outros… pesquisem, leiam, vejam comerciais, vivam esse mundo! se querem entrar pra eles…

Na próxima semana o Ramon irá falar de Engenharia Civil!

Não deixem de votar no assunto da próxima semana.

Beijos e Abraços

🙂

This entry was posted in Bônus, Dica de livro. Bookmark the permalink.

17 Responses to Carolina se Apaixona + Aero-Willys & Um pouco de Publicidade

  1. Gabi says:

    Achei bem interessante o livro, apesar do nome ser meio estranho para mim haha nunca li nada desse escritor, vou dar uma procurada.

    Naty, adorei o post sobre a tua profissão. Como tu sabe, em agosto eu começo a cursar pp também, estou super ansiosa e com medo também. Espero me encontrar nessa área. Por enquanto não consegui “decidir” que área quero seguir, acho que fica meio difícil ter uma visão sem estar cursando e tal. Muito válido! E acho válido também mais posts sobre isso haha
    Beijos

  2. Dud's says:

    Muito legal o post, principalmente a parte de PP. As pessoas pensam que é só criação hehehe Adorei as dicas de livro! boa semana ;*

  3. Poly says:

    Carolina se apaixona parece ser um livro fofo. Na verdade acho que todos os livros do Federico são fofos. Ainda não li nada dele, mas todas as resenhas que vejo dos livros dele são nesse sentido.
    (:
    E bem legal saber mais sobre PP.
    Bjuxxxxx

  4. Adorei os livros, nunca li nada do Federico Moccia, mas vou procurar esse. será que no livros de carros tem algum Romi Isetta? Eu já pensei em fazer Publicidade e Propaganda, mas em Brasília é algo complicado, quer dizer todas as profissões que eu quero aqui quase não tem vaga, mas Publicidade e Propaganda é muito legal
    beijos

  5. Laura_Bianca says:

    Não sabe como fiquei feliz com esse bônus Naty. Gostei da parte da criação, acho isso tudo muito interessante. Queria te agradecer, porque sempre você me ajuda, seja pelas minhas dúvidas, ou pelos meus textos depressivos (rsrs), me dando conselhos, e também por sempre responder meus comentários com tanto carinho lá no blog. Concordo com você que não devo fazer um curso só porque não tem por aqui. Eu estava pensando em gastronomia, mas constantes dúvidas me assombram. Eu não sei se é realmente isso que quero, e a todo momento estou mudando de ideia, apesar de ainda ter na cabeça gastronomia. Mas, como na faculdade aqui perto não tem nada do que pensei, entre as que tem lá, publicidade é uma das que me interessou. Seu post veio em um excelente momento, e vou reler agora, para que saiba mais sobre essa profissão. Espero que no final eu acabe fazendo a escolha certa.

    • Laura_Bianca says:

      Gostei também da parte do tráfego. Nunca imaginei esse tipo de divisão (se é que posso chamá-las assim) em publicidade e propaganda.

      • Laura_Bianca says:

        Ah poxa, acabei de ver o perfil que um publicitário tem que ter: comunicativo, socialmente engajado, com conhecimento técnico e teórico … Eu não sou comunicativa nem socialmente engajada. Ó dúvida cruel !!!

  6. Gostei da indicação dos livros. Ainda não li nenhum dos 2. E foi bom conhecer um pouquinho da sua profissão Naty que envolve muito mais que criação, né.

    E se der faça um post sobre a ONG onde o irmão do Rah trabalha. É sempre bom divulgar sobre a doação de animais e os cuidados que devemos ter com eles. Bjus!

  7. Adorei demais as indicações desses dois livros, porém ainda não li nenhum :/ mas fiquei curiosa em ler ♥ parecem serem ótimos demais.
    E gostei também em saber um pouquinho mais de publicidade, tinha coisas que eu nem sabia e acho que a maioria também não né, por isso que é bom esse tipo de conhecimento, eu nem sabia que essa carreira poderia atuar em todas essas áreas :O
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

  8. Sté says:

    Gostei das recomendações, preciso procurar.

    beijos.

  9. Thayse Stein says:

    Gostei muito da resenha, sempre quis ler algo desse autor e fiquei curiosa pro final do livro hehe
    Muito obrigada pelas dicas de SP!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  10. Livro fofo !
    E as ideias são muito boas =)
    Publicidade e Propaganda são sempre ótimos #adoro O//
    Um beijão linda e obrigada pela visita ^^

  11. Juhh Rabelo says:

    que livro fofo!!!! Agora fiquei com vontade de ler esse livro Carolina se apaixona!

  12. KaahMenezes says:

    Bem legal esse resumo de publicidade, mas amo design gráfico! Hahaha

    Blog: http://www.kaahmenezes.com
    Fã page: http://www.facebook.com/kaahmenezes1

  13. Cris says:

    Não conheço nenhum desses dois livros, mas Carolina se apaixona me pareceu interessante rs Vou por na lista ;D
    Estou formando em pp também, formo no final do ano. Gosto bastante do curso, mas não sei se vou chegar a trabalhar em alguma agência. Amo fazer sites e gosto de onde estou fazendo estágio a quase dois anos 🙂
    Beijos! =**

  14. MAHPESSOA says:

    Adorei a dica de livro! Achei a sinopse super interessante e a capa é tão linda!
    Nossa, adorei saber mais sobre Publicidade e Propaganda. Quero fazer Jornalismo na faculdade, mas a área de publicidade também me atrai muito e gostei de ler um pouco mais sobre ela.
    bjs
    Trash Rock
    blogtrashrock.blogspot.com

  15. Camila Faria says:

    Mais um post super completo por aqui! \o/
    Gostei das indicações de livro!

Leave a Reply

